segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Franciscanos de Santa Maria dos Anjos




FRANCISCANOS DE SANTA MARIA DOS ANJOS
Os Franciscanos de Santa Maria dos Anjos constituem uma Fraternidade, na qual todos os irmãos buscam viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, discernindo os sinais dos tempos e abrindo-se à ação do Espírito Santo, na fidelidade à proposta do Reino, construindo-o em comunhão com a Igreja e com toda a humanidade, seguindo o exemplo de São Francisco e Santa Clara de Assis.

Por que Santa Maria dos Anjos?

Santa Maria dos Anjos, também conhecida como Porciúncula, é o lugar primeiro da espiritualidade franciscana. É ali, naquela pequena igrejinha que Francisco deu início a um movimento que já dura mais de 800 anos.
Um santuário mariano que Francisco não quis abandonar nunca. Ali viveu momentos fortes de sua vida; ali partiu para a vida definitiva. Ali Francisco viveu a intensidade do Evangelho: fraternidade, simplicidade, oração, perdão e missão.
Fraternidade
Em Santa Maria dos Anjos Francisco recebeu os primeiros irmãos, Bernardo e Pedro, e formaram a primeira fraternidade franciscana.
Também ali, recebeu Francisco a jovem Clara e deu início à fraternidade das Clarissas.
Na Porciúncula aconteceram os Capítulos, encontros fraternos dos frades que já se espalharam pelo mundo, como o grande Capítulo das Esteiras de 1221 que reuniu cerca de 5.000 irmãos.
Simplicidade
Francisco e seus primeiros irmãos reconstruíram a pequena igreja abandonada com o trabalho de suas mãos.
Ali construíram pequenas celas onde os irmãos moravam em grande pobreza e minoridade.
Francisco amava aquele lugar porque se recordava de Maria, mãe pobrezinha do Deus feito homem.
Oração
Santa Maria dos Anjos, escondida no meio da mata verde, constituía-se num espaço privilegiado de oração e contemplação.
Ali Francisco escuta do Evangelho o plano que Deus reservava para ele.
Ainda hoje, muitas pessoas acorrem à pequena igreja para aí viverem momentos de profunda mística.
Perdão
Angustiado em meio às suas fragilidades, Francisco implora a Deus o perdão dos seus pecados. E, na Porciúncula, tem uma experiência mística confortadora que lhe dá a certeza de que Deus Misericordioso o perdoava.
Pede ao Papa Honório III que conceda à Igreja de Santa Maria dos Anjos indulgências plenárias; em junho de 1216 o Papa concede o Perdão da Porciúncula que, anualmente, em 02 de agosto, é celebrado como “o perdão de Assis”.
Missão
Francisco, juntamente como Bernardo, Pedro e Egídio, partem da Porciúncula para a missão. Ali retornam periodicamente para avaliar, rezar e fortalecer o espírito para a missão.
Hoje é o ponto de referência para todos os franciscanos e franciscanas espalhados pelo mundo inteiro.

“A igrejinha da Porciúncula conserva e difunde uma mensagem e uma graça muito especiais da experiência do Poverello de Assis; mensagem e graça que perduram até hoje e que constituem uma fonte de apelo espiritual para os que se deixam fascinar por seu exemplo”. João Paulo II

Os FRANCISCANOS DE SANTA MARIA DOS ANJOS desejam manter vivo o espírito daquela primeira comunidade, vivendo no mundo de hoje a fraternidade, a simplicidade, a oração, o perdão e a missão:

- Sonhar com Francisco e Clara a Fraternidade Universal, buscando relações mais fraternas e justas, marcadas pelo cuidado com toda a criação, especialmente com os que mais sofrem.
- Num mundo marcado pelo consumismo e pela sede de poder, ser sinais de simplicidade e minoridade, através da vida de trabalho e partilha com os pobres e marginalizados.
- Reconhecendo o Senhor como razão de suas vidas, os irmãos buscam viver uma intensa relação com o Criador pela vida de oração e contemplação.
- Querem ser instrumentos de reconciliação para o mundo, sendo sinais da paz e do bem, frutos da justiça e da verdade.
- Respondem ao mandato de Jesus de “ir pelo mundo e anunciar o Evangelho”, vivendo como “peregrinos e forasteiros neste mundo”.

VENHA SER UM FRANCISCANO DE SANTA MARIA DOS ANJOS. ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Um Abraço a todos vcs ai da Fraternidade
    muita força pra vcs neste inicio de caminhada
    que Deus lhes dê muita paz e saude

    Denis Rocha

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Sou da paróquia São Francisco de Betim. Achei muito bacana este trabalho. Gostaria que visitassem o meu blog. wwww.umavozdebetim.blogspot.com.

    Obrigado,
    GERALDO RIBEIRO

    ResponderExcluir
  4. PAZ E BEM... PARABENS PELO BLOG.
    Meu nome é Edilberto, sou de são josé do rio preto/sp.Sou um dependente quimico em recuperação, me encontro sobrio a dez anos. Me recuperei no LAR SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA PROVIDENCIA DE DEUS, onde tambem existe a Fraternidade Franciscanos na Providencia, na cidade de Jaci/sp, dirigida pelo padre Nelio Beloti, conhecido mais pelo seu nome religioso de Frei Francisco. E desde que me recuperei passei a ter um grande respeito e admiração pelos Frades, porque graças a Deus e ao frei Francisco, eu resgatei minha vida novamente a dez anos atraz.
    Paz e Bem a todos voces...

    ResponderExcluir
  5. Prabens!!! parabens !!!
    e Paz & Bem atodos os irmãos desta Fraternidade,
    Navengando na Net e sem quere deparei com o Saite Franciscanos de Santa Maria dos Anjos, que Beleza estas musicas que Voces colocaram.
    Sou da OFS - Fraternidade São João Batista - Vila Sandra - Curitiba. Meu nome Aurelio Almeida e-mail aurelioal@bol.com.br.
    Gostaria se for possível adquirir estas músicas que Vcs Colocaram.
    Precisamos aqui motivar os jovens e estas músicas vem ao encontro para esta motivação.
    Então se nos presentar com esta informação de onde conseguir este CD, quem são os Cantores e Autores, agradeceria em muito a todos Vcs.
    Aguardo deferimento do meu pedido.
    Sem mais...
    atc..
    Aurelio Almeida
    aurelioal@bol.com.br

    ResponderExcluir