segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Novo Postulante é acolhido em nossa Fraternidade


O jovem Weisller Jefferson dos Santos, natural de Visconde do Rio Branco, foi admitido ao Postulantado de nossa  Fraternidade no dia 03 de fevereiro de 2011.
Em celebração que comemorou o Primeiro Ano de nossa Fraternidade ele foi acolhido pelos frades e pela comunidade paroquial que lotou a Igreja Matriz de Rosário da Limeira.
Que Deus abençoe a caminhada de Weisller. Seja bem-vindo!

Nossa Fraternidade assume nova Paróquia

A pedido de nosso bispo, Dom Dario Campos, nossa fraternidade assumiu a administração paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Belisário-MG.
Belisário é distrito do município de Muriaé e conta com oito comunidades: Santa Catarina, Nossa Senhora de Fátima, São Domingos, São Jerônimo, São Pedro, São Tiago, São Tomé e Santa Luzia.
A Matriz de Santo Antônio, muito bem conservada, embeleza a pequena localidade que é margeada pela Serra do Brigadeiro, tendo ao fundo o Pico do Itajuru, um dos pontos mais altos da Serra.
Região de Mata Atlântica preservada, guarda inúmeras quedas d'água que enchem os olhos dos turistas que frequentemente por lá passam. Vale à pena conhecer, também, o artesanato local.
Para nossa fraternidade é grande a alegria em assumir uma páróquia que tem como padroeiro Santo Antônio. Um homem que viveu intensamente o Evangelho nos passos de Francisco e Clara de Assis.

FRANCISCANOS DE SANTA MARIA DOS ANJOS




FRANCISCANOS DE SANTA MARIA DOS ANJOS
Os Franciscanos de Santa Maria dos Anjos constituem uma Fraternidade, na qual todos os irmãos buscam viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, discernindo os sinais dos tempos e abrindo-se à ação do Espírito Santo, na fidelidade à proposta do Reino, construindo-o em comunhão com a Igreja e com toda a humanidade, seguindo o exemplo de São Francisco e Santa Clara de Assis.

Somos uma Fraternidade de Religiosos, Leigos e Leigas. Temos uma casa como residência dos religiosos e os leigos e as leigas moram em suas próprias casas, participando ativamente na vida da fraternidade: orações, trabalhos e projetos que juntos elaboramos.

Estamos em processo de construção da VILA FRANCISCANA, onde os irmãos e irmãs da Fraternidade, poderão conviver mais próximos, partilhando a vida cotidiana e assumindo juntos os projetos da Fraternidade.

Também temos um local de orações e retiros, para onde vamos ao menos uma vez por semana. É o Eremitério Santa Maria dos Anjos, que fica em uma área de preservação ambiental, muito propícia o silêncio e à contemplação.

Desenvolvemos atividades no campo da espiritualidade e também projetos sociais com crianças, jovens e mulheres, bem como na área da Agroecologia. Nesta área temos o "Projeto Tau" (Trabalhadores Agroecológicos Unidos) que incentiva a produção agrícola sem o uso de venenos e em total sintonia com a preservação ambiental. Por isso, moramos na Zona Rural onde, entre outros, produzimos morangos, tomates e pimentões.

Por que Santa Maria dos Anjos?

Santa Maria dos Anjos, também conhecida como Porciúncula, é o lugar primeiro da espiritualidade franciscana. É ali, naquela pequena igrejinha que Francisco deu início a um movimento que já dura mais de 800 anos.
Um santuário mariano que Francisco não quis abandonar nunca. Ali viveu momentos fortes de sua vida; ali partiu para a vida definitiva. Ali Francisco viveu a intensidade do Evangelho: fraternidade, simplicidade, oração, perdão e missão.
Fraternidade
Em Santa Maria dos Anjos Francisco recebeu os primeiros irmãos, Bernardo e Pedro, e formaram a primeira fraternidade franciscana.
Também ali, recebeu Francisco a jovem Clara e deu início à fraternidade das Clarissas.
Na Porciúncula aconteceram os Capítulos, encontros fraternos dos frades que já se espalharam pelo mundo, como o grande Capítulo das Esteiras de 1221 que reuniu cerca de 5.000 irmãos.
Simplicidade
Francisco e seus primeiros irmãos reconstruíram a pequena igreja abandonada com o trabalho de suas mãos.
Ali construíram pequenas celas onde os irmãos moravam em grande pobreza e minoridade.
Francisco amava aquele lugar porque se recordava de Maria, mãe pobrezinha do Deus feito homem.
Oração
Santa Maria dos Anjos, escondida no meio da mata verde, constituía-se num espaço privilegiado de oração e contemplação.
Ali Francisco escuta do Evangelho o plano que Deus reservava para ele.
Ainda hoje, muitas pessoas acorrem à pequena igreja para aí viverem momentos de profunda mística.
Perdão
Angustiado em meio às suas fragilidades, Francisco implora a Deus o perdão dos seus pecados. E, na Porciúncula, tem uma experiência mística confortadora que lhe dá a certeza de que Deus Misericordioso o perdoava.
Pede ao Papa Honório III que conceda à Igreja de Santa Maria dos Anjos indulgências plenárias; em junho de 1216 o Papa concede o Perdão da Porciúncula que, anualmente, em 02 de agosto, é celebrado como “o perdão de Assis”.
Missão
Francisco, juntamente como Bernardo, Pedro e Egídio, partem da Porciúncula para a missão. Ali retornam periodicamente para avaliar, rezar e fortalecer o espírito para a missão.
Hoje é o ponto de referência para todos os franciscanos e franciscanas espalhados pelo mundo inteiro.

“A igrejinha da Porciúncula conserva e difunde uma mensagem e uma graça muito especiais da experiência do Poverello de Assis; mensagem e graça que perduram até hoje e que constituem uma fonte de apelo espiritual para os que se deixam fascinar por seu exemplo”. João Paulo II

Os FRANCISCANOS DE SANTA MARIA DOS ANJOS desejam manter vivo o espírito daquela primeira comunidade, vivendo no mundo de hoje a fraternidade, a simplicidade, a oração, o perdão e a missão:

- Sonhar com Francisco e Clara a Fraternidade Universal, buscando relações mais fraternas e justas, marcadas pelo cuidado com toda a criação, especialmente com os que mais sofrem.
- Num mundo marcado pelo consumismo e pela sede de poder, ser sinais de simplicidade e minoridade, através da vida de trabalho e partilha com os pobres e marginalizados.
- Reconhecendo o Senhor como razão de suas vidas, os irmãos buscam viver uma intensa relação com o Criador pela vida de oração e contemplação.
- Querem ser instrumentos de reconciliação para o mundo, sendo sinais da paz e do bem, frutos da justiça e da verdade.
- Respondem ao mandato de Jesus de “ir pelo mundo e anunciar o Evangelho”, vivendo como “peregrinos e forasteiros neste mundo”.

VENHA SER UM FRANCISCANO DE SANTA MARIA DOS ANJOS. ENTRE EM CONTATO CONOSCO!